Tireoide

A glândula tireoide ou tiroide (as duas formas estão corretas) é responsável pela produção de hormônios (T3 e T4). Doenças da tireoide podem causar aumento ou diminuição da produção destes hormônios, resultando em alterações do metabolismo. É preciso diagnosticar e tratar adequadamente.

O hipotireoidismo é percebido de forma diferente conforme a idade. Na infância, pode chamar a atenção dos pais a diminuição da velocidade de crescimento e dificuldades no acompanhamento escolar. No adulto, destacam-se o ganho de peso, cansaço, alterações do humor, sensação de inchaço, queda de cabelos, pele ressecada e obstipação. É uma das causas de infertilidade, que pode ser tratada. A gestante merece atenção especial já que alterações mesmo discretas, que são chamadas de hipotireoidismo subclínico, podem levar a complicações na gestação e no feto.

O hipertireoidismo manifesta-se de maneira oposta. Existe perda de peso, palpitações, irritabilidade, insônia, tremores e suor excessivo. Na mulher na menopausa, pode-se confundir com os sintomas do período, principalmente com as “ondas de calor”. Crises de ansiedade, como síndrome do pânico, também podem ser confundidas com os sintomas do hipertireoidismo. Nos idosos, os sintomas de hipertireoidismo podem ser mais leves, mas a tireoide merece atenção pois, se não tratada, pode resultar em arritmias cardíacas.